Ecoponto na Escola
lugar de Educação intergeracional e de respeito aos direitos de crianças, jovens e idosos
Palavras-chave:
Educação intergeracional; Gerontologia; Direitos dos idosos; Educação ao longo da vida; Direitos das crianças.Resumo
Vivenciamos o fenômeno do envelhecimento humano e seus respectivos desafios em questões que envolvem as relações intergeracionais de crianças, adolescentes, jovens e velhos. Portanto, carecemos de referências teóricas e práticas que nos auxiliem no caminho de conhecer, divulgar e colocar em prática, ações que fomentem o interesse pelo respeito aos direitos alcançados em nossa legislação. Nosso objetivo neste trabalho é divulgar como a parceria entre quatro instituições tocantinenses – a Universidade da Maturidade, da Universidade Federal do Tocantins (UMA/UFT); o Instituto de Desenvolvimento Ambiental e Humano da Região Amazônica (Idahra); o Centro Municipal de Educação Infantil João e Maria; e o Centro Universitário Católica do Tocantins (UniCatólica) – consegue somar na missão de envolver a comunidade palmense em atividades em prol da Educação Infantil, Educação Superior, Educação Ambiental e Educação Intergeracional entre crianças, jovens e idosos. Esta pesquisa tem como material e métodos a pesquisa de campo, qualitativa e bibliográfica. Apresenta resultados que apontam as possibilidades de envolver processos educativos do currículo formal dos dois níveis de ensino e alguns processos da Educação Ambiental que podem ocorrer na troca de saberes promovida pela Educação Intergeracional. Além disso, estão entre as conclusões a percepção de direitos fundamentais de crianças e de idosos que são contemplados na cooperação.
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