Ecoponto na Escola

lugar de Educação intergeracional e de respeito aos direitos de crianças, jovens e idosos

Autores

Palavras-chave:

Educação intergeracional; Gerontologia; Direitos dos idosos; Educação ao longo da vida; Direitos das crianças.

Resumo

Vivenciamos o fenômeno do envelhecimento humano e seus respectivos desafios em questões que envolvem as relações intergeracionais de crianças, adolescentes, jovens e velhos. Portanto, carecemos de referências teóricas e práticas que nos auxiliem no caminho de conhecer, divulgar e colocar em prática, ações que fomentem o interesse pelo respeito aos direitos alcançados em nossa legislação. Nosso objetivo neste trabalho é divulgar como a parceria entre quatro instituições tocantinenses – a Universidade da Maturidade, da Universidade Federal do Tocantins (UMA/UFT); o Instituto de Desenvolvimento Ambiental e Humano da Região Amazônica (Idahra); o Centro Municipal de Educação Infantil João e Maria; e o Centro Universitário Católica do Tocantins (UniCatólica) – consegue somar na missão de envolver a comunidade palmense em atividades em prol da Educação Infantil, Educação Superior, Educação Ambiental e Educação Intergeracional entre crianças, jovens e idosos. Esta pesquisa tem como material e métodos a pesquisa de campo, qualitativa e bibliográfica. Apresenta resultados que apontam as possibilidades de envolver processos educativos do currículo formal dos dois níveis de ensino e alguns processos da Educação Ambiental que podem ocorrer na troca de saberes promovida pela Educação Intergeracional. Além disso, estão entre as conclusões a percepção de direitos fundamentais de crianças e de idosos que são contemplados na cooperação.

Biografia do Autor

Nubia Pereira Brito Oliveira, Universidade Federal do Tocantins

Mestre em Educação. Especialista em Educação Infantil e Psicopedagogia. Graduada em Pedagogia. Professora na Rede Municipal de Palmas. Professora na Universidade da Maturidade – UMA/UFT. Membra do Grupo Interdisciplinar para Pesquisa e Estudos em Educação Intergeracional e Altas Habilidades (GIPEEIAH).

Neila Barbosa Osório, Universidade Federal do Tocantins

Pós-doutora em Educação. Doutora em Ciência do Movimento Humano. Mestre em Educação. Graduada em Serviço Social. Embaixadora da Paz Internacional. Professora titular na Universidade Federal do Tocantins. Docente do Programa Pós-Graduação em Educação. Membra do Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia (PGEDA). Coordenadora Nacional da Tecnologia Social Universidade da Maturidade (UMA). Líder do grupo de pesquisa Educação Intergeracional e Altas Habilidades (GIPEEIAH).

Luiz Sinésio Silva Neto, Universidade Federal do Tocantins

Pós-doutor em Ciências da Saúde. Doutorado em Ciências e Tecnologia em Saúde. Mestre em Gerontologia. Especialista em Fisiologia do Exercício Aplicada à Clínica. Graduado em Educação Física. Professor adjunto na Universidade Federal do Tocantins. Coordenador Nacional da Tecnologia Social Universidade da Maturidade (UMA). Docente no Programa de Pós-Graduação em Ensino em Ciência e Saúde. Líder do grupo de pesquisa Envelhecimento Humano (Progero).

Marlon Santos de Oliveira Brito, Universidade Federal do Tocantins

Doutorando em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Amazônia, Associação Plena em Rede (PGE-DA/Educanorte). Mestre em Educação. Especialista em Orientação Educacional. Graduado em Pedagogia. Orientador educacional na Universidade Federal do Tocantins. Professor na Universidade da Maturidade – UMA/UFT. Membro do Grupo Interdisciplinar para Pesquisa e Estudos em Educação Intergeracional e Altas Habilidades (GIPEEIAH).

Leonardo Sampaio Baleeiro Santana, Universidade Federal do Tocantins

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Tocantins. Especialista em Educação Indígena, Psicopedagogia Clínica e Institucional e Docência do Ensino Superior. Graduado em Pedagogia e Biologia. Membro do Grupo Interdisciplinar para Pesquisa e Estudos em Educação Intergeracional e Altas Habilidades (GIPEEIAH). Professor da Universidade da Maturidade UMA-UFT.

Armando Sopre Xerente, Universidade Federal do Tocantins

Doutorando em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Amazônia, Associação Plena em Rede (PGE-DA/Educanorte). Mestre em Teoria e Análise Linguística – pela Universidade de Brasília, Laboratório de Línguas e Literaturas Indígenas (UnB/LALLI). Graduado em Educação Intercultural e Ciências da Linguagem. Coordenador do Pólo de Apoio às Escolas Indígenas de Tocantínia. Membro do Grupo Interdisciplinar para Pesquisa e Estudos em Educação Intergeracional e Altas Habilidades (GIPEEIAH). Professor da Universidade da Maturidade UMA-UFT.

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Publicado

18-06-2024