AVALIAÇÃO DA ATUAÇÃO DO CNJ NA ÚLTIMA DÉCADA
Palavras-chave:
Conselho Nacional de Justiça, Planejamento Estratégico, Avaliação de Políticas PúblicasResumo
O presente texto tem como propósito discorrer sobre a avaliação da atuação do CNJ a partir da análise dos planos estratégicos do Poder Judiciário na última década. Para tanto, procedeu-se a coleta e organização de informações dos relatórios disponíveis das Metas Nacionais no sítio do CNJ e pesquisa bibliográfica das normas publicadas sobre o tema no período de referência. Os resultados da análise permitem concluir que o CNJ conseguiu alcançar, e em alguns casos superar, os objetivos que foram estabelecidos. Certamente a modernização da administração dos tribunais não teria atingido o patamar atual, sem o trabalho do CNJ como órgão de controle da atuação administrativa e financeira do Poder Judiciário.
Referências
AXT, Gunter (Org.). Memória do CNMP: relatos de 12 anos de história. Brasília, DF, CNMP, 2017. 206 p.
CAVALCANTE, P. Gestão Pública Contemporânea: do movimento gerencialista ao pós NPM. Texto para Discussão (IPEA), v. 2319, p. 1-40, 2017.
CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA. Resolução nº 70, de 18 de Março de 2009. Dispõe sobre o planejamento e a gestão estratégica no âmbito do Poder Judiciário e dá outras providências.
SADEK, Maria Tereza. Judiciário: mudanças e reformas. Estudos avançados, São Paulo, v.18, n.51, p.79-101, Agosto. 2004.
RIBEIRO, Ludmila. A Emenda Constitucional 45 e a questão do acesso à justiça. Rev. direito GV, São Paulo, v. 4, n. 2, p. 465-491, Dezembro. 2008.