A PROVA INDICIÁRIA NO CÓDIGO PENAL INTEGRAL ORGÂNICO EQUATORIANO

Autores

  • Diego Palacios Moreno Universidad Andina Simões Bolivar

Resumo

A prova indiciária constitui um dos diferentes tipos de provas que permite a conexão de um fato conhecido a um fato desconhecido (sujeito a evidência) pelo caminho da inferência. Seu tratamento no direito penal equatoriano teve várias diretrizes. O presente ensaio tem como referência o modelo atual do Código Penal Orgânico Integral do Equador, em relação ao Código de Processo Penal revogado. Objetiva analisar se o modelo atual permite ou não o julgamento do juiz com base em evidências que levem à declaração de culpa, enquanto os regulamentos atuais carecem de disposições expressas que regulem esse aspecto. Além disso, é necessário analisar os requisitos estabelecidos pelo código processual revogado, para que uma indicação atinja a qualidade da evidência; e assim determinar se a sua aplicação é possível no modelo atual ou, na sua falta, a intervenção de fontes legais reconhecidas; sem prejuízo de não saber a possibilidade de levantar a proibição de que a sentença criminal se baseie nessa qualidade de evidência.

Referências

AROCENA, Gustavo; BALCARCE, Fabián; CESANO,José. Prueba en materia penal. Buenos Aires: Editorial Astrea, 2009.

CAFFERATA NORES, José. Manual de derecho procesal. Córdova: Editorial de la Facultad de Derecho de la Universidad Nacional de Córdova, 2003.

ECUADOR. CÓDIGO ORGÁNICO DE LA FUNCÍON JUDICIAL. Registro Oficial Nro. 445, del 20 de Octubre de 2008.

_____. CÓDIGO ORGÁNICO DE LA FUNCÍON JUDICIAL. Registro Oficial Nro. 180 del 10 de Febrero de 2014.

_____. CÓDIGO ORGÁNICO DE LA FUNCÍON JUDICIAL. Registro Oficial Nro. 544 del 09 de Marzo de 2009.

_____. CONSTITUICIÓN DE LA REPÚBLICA DEL ECUADOR, Registro Oficial Nro. 449, del 20 de Octubre de 2008.

_____. Sala de la Corte Constitucional, Sentencia Nro. 025-09-SEP-CC, 29 de Septiembre de 2009. Disponível em: < http://casos.corteconstitucional.gob.ec:8080/busqueda/detalleSentencias.php>. Acesso em: 26 out. 2020.

JAEN, Manuel. Derechos Fundamentales del Proceso Penal. Medellín: Ediciones Jurídicas, 2004.

MITTERMAIER, Carl Joseph Austin. Tratado de la prueba en materia criminal. Madrid: Editorial Reus.1916

PARMA, Carlos; MANGIAFICO, David. La sentencia penal entre la prueba y los indicios. Lima: Editorial Ideas Solución Editorial, 2014.

PARRA, Jairo. Tratado de la Prueba Judicial - Indicios y Presunciones. Bogotá: Editorial ABC, 2005.

PUMPIDO TOURON, Candido. Ley de Enjuiciamiento Criminal, ley y legislación complementaria. Doctrina y Jurisprudencia, Madrid: Editorial Sonepa, 1998.

Publicado

09-02-2021