APRENDIZAGEM EM DIAS DE PANDEMIA
DAS LIÇÕES DO HOME OFFICE E ALTERNATIVAS PARA A GESTÃO E DISSEMINAÇÃO DO CONHECIMENTO
Palavras-chave:
Pandemy, Learning, Technologies, Labor, AlternativesResumo
O texto é um breve ensaio sobre as experiências vivenciadas e refletidas neste período de pandemia da Covid-19, a partir do distanciamento físico do espaço físico laboral e da prática do trabalho remoto em casa, mediado pelas tecnologias digitais. A reflexão adotou perspectivas filosóficas, sociológicas e educacionais para o entendimento da relação trabalho, aprendizagem e confinamento físico frente a uma pandemia mundial. O exercício teórico é resultante de observações etnográficas e de ótica de uma pesquisa participante involuntária, isto é, sobre como o sujeito que se representa como “ensinante” torna-se “aprendente” a partir da mediação tecnológica, com outros atores socioeducativos no espaço virtualizado do Ministério Público.
Referências
AUSUBEL, D. P. Some psychological aspects of the structure of knowledge. In: ELAM, S. (Ed.) Education and the structure of knowledge. Illinois: Rand MacNally, 1964.
______. Cognitive structure and the facilitation of meaningful verbal learning. In:
ANDERSON, R. C. & AUSUBEL, D. P. (Orgs.) Readings in the psychology of cognition. New York: Holt, Rinehart and Winston, p.98-112, 1966.
______. Educational Psychology: a cognitive view. New York: Holt, Rinehart and Winston, 1968.
______. Is there a discipline of Educational Psychology? In: AUSUBEL, D. P. (Org.). Readings in school learning. New York: Holt, Rinehart and Winston, p.3-28, 1969.
______. Viewpoints from related disciplines: human growth and development. In:
MOULY, G. J. (Org.) Readings in Educational Psychology. New York: Holt, Rinehart and Winston, p.105-112, 1971.
GEERTZ, C. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos Editora, 1989.
GOMES, Wilson. Online. Disponível em: <https://www.facebook.com/wilson. gomes.1614460> . Acesso em: 03 jul. 2020.
RENOV, M. “Domestic ethnography and the construction of the ‘other’ self”. In: GAINES, J. M.; RENOV, M. (Eds.). Collecting visible evidence. Minneapolis: University of Minnesota Press, 1999, p. 140-155.
______. The subject of documentary. Minneapolis: University of Minnesota Press, 2004.