Possibilidades de atuação do Ministério Público na fiscalização das leis orçamentárias visando garantir a efetivação dos direitos fundamentais
DOI:
https://doi.org/10.65596/revjurmpto.v16.99Palavras-chave:
Ministério Público, leis orçamentárias, controle judicial, direitos fundamentais, mínimo existencialResumo
O presente trabalho examina as possibilidades de atuação do Ministério Público no acompanhamento e fiscalização do cumprimento das leis orçamentárias, quais sejam o Plano Plurianual (PPA), a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei Orçamentária Anual (LOA), com foco na garantia dos direitos sociais fundamentais constitucionalmente exigíveis em seu mínimo existencial. Trata-se de pesquisa qualitativa, aplicada, desenvolvida por meio de levantamento bibliográfico e documental, interpretação da legislação, doutrina e jurisprudência. Verifica-se que o sistema orçamentário brasileiro se revela no arcabouço legal de maior importância para o alcance dos objetivos fundamentais da República. Notou ser possível e necessária a expansão da atuação ministerial, especialmente na esfera extrajudicial, por meio da criação de Laboratórios de Análise de Orçamentos e Políticas Públicas (LAOPP), a exemplo do MPSC, MPRJ e MPRN, vez que esta estrutura organizacional permite uma fiscalização sistêmica, preventiva e resolutiva de todo o ciclo orçamentário. Destarte, na esfera judicial, o controle de constitucionalidade das leis orçamentárias vem se mostrando cada vez mais presente e efetivo para coibir os abusos de discricionariedade, bem como irracionalidades e desrespeito aos preceitos constitucionais em matéria orçamentária.
Referências
ABRAHAM, Marcus. Curso de Direito Financeiro Brasileiro. 7ª ed. Editora Forense, 2023.
ASSIS, Adriana Ribeiro de. Orçamento Impositivo: As Emendas Constitucionais n.º 86/2015 e 100/2019 na resolução do “problema do Orçamento”. Cadernos da Escola Paulista de Contas Públicas: 2020. 1 Sem. 2020, pág. 26-35.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República, [2020]. Disponível em: <https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/ constituicao/constituicaocompilado.htm>. Acesso em: 01 mar. 2023.
_______. Lei Complementar n. 101, de 04 de maio de 2000. Estabelece normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal e dá outras providências. Disponível em: <https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/lcp/lcp101.htm>. Acesso em: 03 mar. 2023.
_______. Lei Federal n. 4.320, de 17 de março de 1964. Estatui Normas Gerais de Direito Financeiro para elaboração e controle dos orçamentos e balanços da União, dos Estados, dos Municípios e do Distrito Federal. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L4320.htm>. Acesso em: 03 mar. 2023
_______. Conselho Nacional do Ministério Público. Orientações sobre orçamentos e fundos dos direitos da criança e do adolescente / Conselho Nacional do Ministério Público. Brasília: CNMP, 2020.
_______. Câmara dos Deputados. Consultoria de Orçamento e Fiscalização Financeira – CONOF. Entendendo o Orçamento. Disponível em: <https://www2.camara.leg.br/orcamento-da-uniao/leis-orcamentarias/entenda/cartilha/carti lha.pdf>. Acesso em: 5 mar. 2023.
CUNHA JUNIOR, Dirley da. Controle de constitucionalidade: teoria e prática. 3ª ed. Salvador: Juspodivm, 2008, p. 38.
DALLAVERDE, Alexsandra Katia. As relações entre os poderes na gestão das finanças públicas. Porto Alegre: Núria Fabris, 2013, p. 83.
FONTE, Felipe de Melo. A intervenção judicial no âmbito das políticas públicas orientadas à concretização dos direitos fundamentais. 2009. 307 f. Dissertação (Mestrado em Direito Público) – Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009. p. 17.
KRELL, A. J. Direitos sociais e controle judicial no Brasil e na Alemanha: os (des)caminhos de um direito constitucional comparado. Porto Alegre: Sérgio Antonio Fabris Editor, 2002, p. 22-23, 61, 102.
LEITE, Laís Durval; LEITE, Carlos Henrique Bezerra. Controle concentrado de constitucionalidade da lei orçamentária e a tutela dos direitos fundamentais à saúde e à educação. Revista de Processo, v. 198, ago. 2011. p. 134.
SANTOS, R. M. D. dos. (2013). A evolução do controle de constitucionalidade das leis orçamentárias enquanto instrumento de efetivação dos direitos fundamentais. Revista do Programa de Pós-Graduação em Direito (25), p. 55-97. Disponível em: <https://periodicos.ufba.br/index.php/rppgd/article/view/12358>. Acesso em: 16 mar. 2023.
SCAFF, Fernando Facury. Como a sociedade financia o estado para a implementação dos direitos humanos no Brasil. Revista Interesse Público, Ano VIII, 2006, n. 39. p. 192.
SILVA, Priscilla Teresinha Pyrrho de Souza. O orçamento público como ferramenta de análise de políticas públicas [manuscrito] / Priscilla Teresinha Pyrrho de Souza Silva. 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Jurídica do Ministério Público do Estado do Tocantins

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.